Panqueca doce macia e rápida

Antes de fazer, veja aqui as dicas e truques para se preparar panquecas.
Panqueca doce macia e rápida

Ingredientes:

  • 1 xícara rasa (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo grande
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • cerca de 1/3 xícara (chá) de leite (80ml)
  • óleo para untar a frigideira

Modo de preparo:

Misture bem a farinha, o açúcar e o fermento. Peneire e reserve.
Em um recipiente, bata ligeiramente o ovo e junte a mistura peneirada, mexendo bem, até que esteja homogêneo. Vá juntando o leite aos poucos até obter uma massa lisa, não muito grossa (dependendo da marca da farinha, do tamanho do ovo, etc, pode ser que requeira um pouco mais ou um pouco menos de leite, por isso é importante ir adicionando aos poucos).
Aqueça uma frigideira pequena, retire do fogo, unte com um fio de óleo e espalhe com a ajuda de um pedaço de papel toalha. Leve ao fogo baixo e, com a ajuda de uma concha, coloque mais ou menos 1/3 de xícara (chá) da massa na frigideira. Deixe fritar, cuidando sempre, até que as bolhinhas parem de estourar e a massa fique cheia de furinhos. Leva mais ou menos 1 minuto mas dependendo da altura da chama pode demorar um pouco mais ou um pouco menos. Ela tem que ficar bem douradinha de um lado, antes de virar.
Vire e deixe fritar por cerca de 30 segundos ( ou até dourar) do outro lado. Retire, coloque mais um fio de óleo na frigideira, espalhe e frite mais uma porção da massa. Faça isso até acabar a massa. Rende umas 5 massinhas e ficam bem fofinhas e saborosas. Pode colocar uma cobertura ou apenas comer com um café quentinho. ;)

Tempo de preparo: 10min
Rendimento: 5 porções