Filé de salmão defumado caseiro

Filé de salmão defumado caseiro

Ingredientes:
  • 1 filé de salmão com pele
  • sal grosso o suficiente para envolver o salmão
  • temperos secos a gosto
  • ervas secas para chá



Modo de preparo:

Panela quente com ervas secas

Misture os temperos no sal. Em um recipiente de vidro ou plástico com tampa, faça uma camada de sal e coloque o salmão em cima, com a pele virada para baixo. Cubra o filé totalmente com o sal e passe também dos lados. Tampe o recipiente e leve à geladeira por uns dois dias ou de um dia para o outro. Se tiver pressa, pode deixar apenas algumas horas nesse tempero.
Retire o salmão do tempero, lave bem em água corrente para retirar toda a mistura e seque com papel toalha.
Separe uma panela onde caiba um recipiente com grelha e que fique um espaço entre o fundo da grelha e o fundo da panela. Pode ser uma grade de descansar panelas, um escorredor de macarrão ou um recipiente de cozinhar legumes no vapor (nessa receita foi usado um escorredor de macarrão). Certifique-se de que não fique vãos dos lados para que a fumaça não escape.
Leve a panela ao fogo alto e deixe aquecer bem. Coloque, dentro da panela, um punhado de ervas secas para chá (nessa receita foram usadas folhas secas de capim-cidreira).
Salmão sendo defumado

Quando começar a soltar fumaça, abaixe o fogo e coloque o escorredor dentro. Disponha o salmão, com a pele virada para cima, sobre o escorredor e vede com uma tampa ou papel-alumínio.
Mantenha por cerca de 5 minutos e apague o fogo. Espere mais uns três minutos e espete a pele do salmão para ver se está macio. Se não estiver, repita o processo.
Fique atento para que as folhas apenas soltem a fumaça e não comecem a queimar e grudar na panela, se isso acontecer, vai liberar um cheiro acre. Com apenas cinco minutos e fogo baixo não é muito provável que isso aconteça mas fique mais atento às primeiras vezes que for preparar, até que tenha mais prática.
Tempo de preparo: 20min
Rendimento: 4 porções