Cereais

Cereais


  • Os cereais são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. São uma ótima fonte de carboidratos e fibras, e uma boa fonte de niacina, riboflavina e outras vitaminas do complexo B, além de ferro e cálcio.
  • Os açúcares, como a glicose, a frutose e a sacarose são os carboidratos mais conhecidos. Os carboidratos são considerados nutrientes energéticos, pois fornecem a maior parte da energia necessária para o corpo realizar suas atividades normais, como andar e trabalhar. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos são chamados alimentos combustíveis.
  • As fibras regularizam o funcionamento do intestino, previnem doenças graves e fazem com que o processo digestivo seja mais lento, mantendo assim, a sensação de saciedade por mais tempo.
  • Para aproveitarmos todos os seus nutrientes, o melhor é consumir os cereais integrais, pois no processo de refinamento perde-se o farelo e o gérmen. Com isso perde-se a maior parte do valor nutricional do grão.
  • Os grãos que sofrem menos processos de refinamento e mantêm a maior parte de suas características originais são considerados integrais. Entre os mais conhecidos estão arroz integral, milho, aveia, cevada e trigo.

Alguns tipos de cereais:
Trigo, arroz, milho, aveia, centeio, cevada.