Carnes

Carnes

Carne vermelha:
  • A carne vermelha é fonte importante de proteínas e de ferro.
  • As proteínas da carne vermelha têm todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo, e por ser rica em ferro tipo heme (ferro mais bem aproveitado pelo organismo para produção da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio para todo o corpo), ela contribui para o combate à anemia. Ela também facilita a absorção de ferro não heme, que é encontrado nos alimentos de origem vegetal.
  • Outro mineral encontrado em abundância na carne vermelha é o zinco. Entre outras funções, o zinco contribui para o bom funcionamento de certos hormônios e auxilia os processos de cicatrização. Ele também é importante para o sistema imunológico, pois inibe a formação de radicais livres.
  • A carne é importante fonte de vitamina B12, responsável pela formação de hemácias e por todo o processo de metabolismo de ácidos graxos.
  • Ao consumir a carne vermelha deve-se dar preferência às carnes magras como filé mignon, carne moída, lagarto e patinho (deixe a picanha, contra-filé e carnes mais gordurosas para consumir esporadicamente), e acompanhada de outros nutrientes, como verduras, legumes e frutas. Não utilize sal em excesso, e alterne fontes de proteínas como leite, ovos e demais tipos de carne, como frango e peixe, que também são fontes de proteínas de alta qualidade e contêm menos gorduras saturadas.

  • A carne suína apresenta composição nutricional bem similar à carne vermelha, porém o teor de lipídios é bem superior, exceto no lombo, que é a parte mais magra do porco. O consumo de carne suína deve ser feito com moderação e alternando os demais tipos de carne (carne bovina, frango e peixe).

Carnes brancas:
  • As carnes brancas apresentam basicamente os mesmos nutrientes da carne vermelha, porém apresentam normalmente menores quantidades de gordura saturada e colesterol, e a digestibilidade também pode ser melhor para algumas pessoas. No entanto, o teor de ferro nas carnes brancas é inferior ao da carne vermelha.
  • Os peixes são excelentes fontes de ácidos graxos insaturados, que apresentam importantes benefícios à saúde: contribuem para o aumento do HDL colesterol (chamado de o bom colesterol) e a diminuição do LDL colesterol (chamado de o mau colesterol). Alguns deles são ricos em ácidos graxos ômega 3, que previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares, entre outras funções.
  • O frango está entre as carnes mais magras e mais saudáveis, sendo uma rica fonte de proteínas, vitaminas e minerais, porém deve-se cuidar para não fazer excessos com a pele do frango que é quatro vezes mais gorda que a carne.