- Nunca coloque toda a farinha pedida na receita. Dependendo da temperatura e umidade do dia, do tamanho dos ovos e da qualidade da farinha, essa quantidade pode ser excessiva tornando a massa firme demais (dura). Coloque um pouco mais da metade da farinha pedida e depois vá adicionando o restante aos poucos.
- As mãos úmidas ou cheias de massa também podem confundir e dar a impressão que está faltando farinha no pão. Basta estar com as mãos limpas, bem secas e principalmente totalmente enfarinhadas, que você vai notar a diferença.
- Para iniciar uma massa, comece a mexer com um garfo, e depois que passar para uma superfície enfarinhada, mexa com uma espátula envolta em farinha, deixe para usar as mãos enfarinhadas mais no final da sova.
- Quando for usar as mãos , aqueça-as antes com água morna e enxugue, pois elas já começam a ajudar no processo de crescimento da massa.
- A água ou leite que é pedido geralmente morno, deve ter uma temperatura quase fria, nunca passando da temperatura do leite que damos aos bebês, pois se estiver um pouquinho mais quente, destrói o fermento, e consequentemente a massa não vai crescer.
- Coloque sempre um pouco de açúcar, mesmo nas massas salgadas. Ela ajuda a crescer e deixa a massa com cor mais bonita.
- Os ingredientes para massas com fermento de pão, devem estar sempre em temperatura ambientes, como os ovos, margarina, etc...a não ser que a receita especifique o contrário.
- Para crescer a massa, coloque-a em lugar fechado, sem vento e aquecido.
- Pode ser em forno comum morno, mas com o fogo já apagado. Se tiver pressa, pode ser no micro-ondas. Nesse caso coloque a massa em vasilha tampada, coloque o micro-ondas na temperatura mais baixa, e ligue por 3 minutos. Após desligar, deixe a massa dentro do micro-ondas mais 10 minutos e ela já estará crescida, se a massa for bem leve, nos 3 minutos já cresce.
- Sempre tampe a massa para crescer, com a tampa hermética da vasilha, um pano ou saco plástico.
- Para saber se a massa já está crescida, coloque uma bolinha de massa em um copo de água, a massa estará no ponto, quando a bolinha subir à superfície. O copo com a bolinha deve estar no mesmo ambiente em que a massa estiver crescendo. Se a massa crescer no forno comum, o copo com a bolinha de massa tem que estar também dentro do forno.
- Outra maneira de ver se a massa está crescida o suficiente, é introduzir o dedo 1cm na massa, se ficar marca, a massa está pronta.
- Unte as formas em que for assar o pão com margarina ou manteiga, e polvilhe farinha de trigo, assim fica mais fácil removê-los.
- Se for assar em um refratário de vidro use uma temperatura mais baixa no forno.
- Caso o pão doure muito rápido, termine de assar coberto com papel-alumínio, sem apertar, sempre com a parte brilhante voltada para o alimento.
- Pães firmes podem ser embrulhados ao sair do forno, em papel filme transparente para conservarem a temperatura.
- Não deixe o pão esfriar na forma, coloque-o em uma grade para que respire , senão o fundo fica mole e úmido.
- Pães sem gordura como o italiano devem ser embrulhados e colocados no freezer, para sua conservação, pois em temperatura ambiente, depois de algumas horas ele seca e endurece.
- Pão congelado é mais fácil de cortar, o que torna possível cortar em fatias mais finas.
- Depois de cortado o pão descongela em apenas 15 minutos na temperatura ambiente.
- Pode também levar o pão direto do freezer para o forno médio (180°) por 15 minutos.
- Ainda congelado, o pão pode ser levado diretamente à torradeira.
Segredos para cada tipo de casca:
- brilhante: pincele com 1 ovo batido misturado com 1 colher (sopa) de leite.
- dourada: pincele com ovo e algumas gotas de café.
- crocante: pincele com água.
- macia: pincele com manteiga ou margarina derretida, ou mesmo com óleo (faça isso várias vezes enquanto assa).
- dura: coloque uma assadeira com água fervente no chão do forno enquanto o pão assa.