Tofu (queijo de soja)

Tofu (queijo de soja)

Ingredientes:

  • 1k de grãos de soja lavada e escorrida
  • sulfato de cálcio dihidratado (CaSo4.2H2O) ou cloreto de cálcio (CaCl2)
  • Caso seja difícil comprar sulfato de cálcio ou o cloreto de cálcio (que podem ser encontrados em lojas de produtos químicos), pode-se substituí-los por sal amargo, que é facilmente encontrado em farmácias.

Modo de preparo:

  1. Cubra os grãos de soja com água filtrada e deixe de molho por uma noite (8 a 10 horas), em temperatura ambiente. No dia seguinte, escorra a água do molho e lave por três vezes, esfregando os grãos com as mãos e descartando a água de lavagem.
  2. Coloque no liquidificador, adicione 8 litros de água e triture. Como os liquidificadores domésticos têm capacidade pequena, essa operação deve ser feita em diversas etapas, tomando o cuidado de manter a proporção de grãos e água e, ao fim do processo, juntar todas as porções.
  3. Transfira a mistura para uma panela de alumínio grossa e cozinhe por 10 minutos, em temperatura de 95 a 100 graus, mexendo sempre, para não pegar no fundo da panela.
  4. Deixe esfriar e coe em tecido de trama fina ou em tecido próprio (pano de queijo) para coar coalho de leite de vaca. Torça o tecido, para obter a separação da porção líquida.
  5. Separe a porção líquida (leite de soja) obtida e meça o volume. Prepare o agente coagulante
  6. (sulfato de cálcio dihidratado ou cloreto de cálcio). Para cada litro de leite de soja, dissolva uma colher (sobremesa) rasa em meia xícara (chá) de água morna. Se for o sal amargo, a proporção é a mesma.
  7. Adicione a solução coagulante ao leite também morno (75 a 80 graus), agitando com uma colher para misturar bem o leite de soja. Deixe o leite coagular e, após a formação do coágulo (tofu), espere 15 a 20 minutos sem mexer.
  8. Transfira o coágulo para uma forma (caixa de metal ou madeira; também pode-se usar caixas de leite longa vida) perfurada e forrada com tecido de malha fina úmido. Cubra com uma tampa também perfurada e que se encaixe no interior da forma. Prense a forma com pesos bem distribuídos sobre a tampa durante 15 a 20 minutos.
  9. Coloque a forma com o tofu prensado em um recipiente (bacia) com água gelada e deixe por cinco minutos. A seguir, desenforme, removendo o pano. Corte o coágulo obtido em pequenos cubos e coloque-os em um recipiente também contendo água gelada, deixando-os na água gelada por uma hora.
  10. Conserve os cubos em água gelada (troque a água todos os dias), em recipiente hermeticamente fechado (tipo tupperware) ou em sacos plásticos (também com água gelada) selados em seladora elétrica ou tipo ziplock. Armazene em geladeira em temperatura entre 2 e 4 graus. Armazenado dessa maneira, dura de 3 a 5 dias.

Tempo de preparo: 2h 30min
Rendimento: um tofu de tamanho médio