Ovo de Páscoa brigadeiro

Antes de fazer, não deixe de conferir na categoria Dicas e truques, tudo o que você precisa saber para trabalhar com chocolate.
Ovo de Páscoa brigadeiro

Ingredientes:

Ovo:
  • 500g de chocolate ao leite picado
  • forma para ovo de 500g

Recheio:
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 100g de chocolate granulado

Modo de preparo:

Recheio:
Leve o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina ao fogo e deixe ferver até engrossar um pouco. Desligue o fogo, misture o granulado e reserve. (Separe 6 colheres (sopa) desse recheio para a decoração)

Ovo:
Faça a temperagem do chocolate ao leite.
Com o auxílio de uma colher, vá despejando o chocolate no molde (o molde não deve ser untado). Com a parte de trás da colher ou com um pincel, espalhe o chocolate pela fôrma para que fique uma camada uniforme. Se preferir, apenas gire a forma para espalhar o chocolate pelas laterais.
Escorra o excesso de chocolate do molde, limpe as bordas com uma espátula de silicone e bata levemente a forma sobre a mesa para tirar as bolhas de ar.
Cubra uma tábua com papel-alumínio, coloque a forma com a superfície plana voltada para baixo e leve à geladeira para resfriar por 5 minutos. Tire da geladeira e repita o processo de despejar o chocolate no molde, espalhar, escorrer o excesso, limpar as bordas, etc.
Quando tirar da geladeira novamente, coloque um pouco do recheio reservado, despeje o chocolate derretido por cima e gire a forma para espalhar o chocolate e cobrir o recheio.
Leve o molde à geladeira por aproximadamente 15 minutos, ou até o chocolate ficar opaco. Antes de desenformar, limpe com uma faca o chocolate que estiver escorrido na borda do molde.
Para saber se realmente o chocolate está seco, observe o fundo do molde, ele deve estar transparente e o chocolate deve sair facilmente, com uma leve pressão no fundo do molde.
O chocolate deve se soltar sozinho, não molhe por fora, como se estivesse desenformando gelo.
Com cuidado, retire as sobras para que a borda fique lisinha. Se estiver calor, segure o ovo com um pano limpo e úmido, que não solte fiapos. Isso evita que o ovo fique marcado com impressões digitais.
Depois de desenformar as cascas recheadas, apoie-as sobre uma superfície forrada com papel-manteiga e pincele com o restante do recheio reservado (ele deve estar bem fluido, se necessário aqueça novamente).
Deixe as metades dos ovos sobre o papel-manteiga para descansar de 10 a 24 horas antes de embrulhar.
Após o descanso, embrulhe as metades em papel chumbo para não perderem o aroma e o sabor e em seguida embrulhe com papel-celofane.
Guarde os ovos em local arejado, seco e de temperaturas amenas. A proximidade com produtos de limpeza, perfumes, tintas e outros produtos de odor forte é totalmente contraindicada, pois transmitem o odor para o chocolate.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 1 unidade