Ovo trufado de Ovomaltine

Ingredientes:


Para o ovo:

• 400g de chocolate meio amargo picado
• 150g de chocolate ao leite picado
• moldes para ovos de 750g
• papel-alumínio

Para a trufa:

• 200g de chocolate ao leite picado
• 100g de chocolate meio amargo picado
• 1/2 de xícara (chá) de Ovomaltine
• 4 colheres (sopa) de creme de leite
• 1/2 colher (sopa) de manteiga
• 1/2 colher (sopa) de glucose de milho
• 1 colher (sopa) de conhaque ou whisky

Modo de preparo:


Trufa:

Faça a temperagem do chocolate ao leite e do chocolate meio amargo e reserve (pode misturar os dois pra fazer a temperagem). Em um recipiente, leve ao banho-maria o Ovomaltine, o creme de leite, a manteiga, a glucose e o conhaque. Acrescente essa mistura ao chocolate derretido e temperado reservado e misture bem até obter uma pasta homogênea e consistente.
Leve à geladeira por cerca de 1 hora. No momento de rechear o ovo, retire da geladeira e espere amolecer um pouco.
Separe essa massa de trufa em 2 porções. Se necessário, aperte a massa com as mãos para ficar mais maleável. Coloque sobre uma superfície limpa e lisa e abra com um rolo. Retire a massa com a ajuda de uma faca e reserve até o momento de rechear o ovo.

Ovo:

Faça a temperagem do chocolate meio amargo com o chocolate ao leite (pode misturar os dois pra fazer a temperagem).
Segure o molde limpo na mão e coloque 3 colheres (sopa) de chocolate derretido dentro de cada buraco (o molde não deve ser untado). Com a parte de trás da colher ou com um pincel, espalhe o chocolate, do centro para fora, cobrindo toda a cavidade da fôrma para que fique uma camada uniforme. Se preferir, apenas gire a fôrma para espalhar o chocolate pelas laterais.
Escorra o excesso de chocolate da fôrma virando-a sobre o recipiente com o chocolate derretido.
Desvire a fôrma e limpe o excesso de chocolate das bordas passando uma espátula ou uma faca.
Cubra uma tábua com papel-alumínio, coloque a fôrma com a superfície plana voltada para baixo e leve à geladeira para resfriar por 5 minutos.
Retire a fôrma da geladeira e repita o procedimento acima formando mais uma camada de chocolate. Leve à geladeira para resfriar por mais 5 minutos, retire a fôrma da geladeira e coloque a pasta de trufa aberta sobre cada metade. Aperte delicadamente a massa de trufa contra a parede de chocolate, retire o excesso das bordas e limpe a superfície da fôrma com a espátula ou uma faca. Leve a fôrma novamente à geladeira por alguns minutos.
Retire o ovo trufado da geladeira, vire a fôrma para cima e acrescente 3 colheres (sopa) de chocolate derretido em cada metade. Repita o mesmo procedimento usado para fazer as outras camadas , fazendo também mais 2 camadas.
Após a última camada, deixe a fôrma na geladeira (sobre a tábua forrada com papel-alumínio) com a superfície plana virada para baixo. Espere cerca de 10 minutos, até que se formem bolhas de ar e o ovo comece a desprender da fôrma.
Para saber se realmente o chocolate está seco, observe o fundo do molde, ele deve estar transparente e o chocolate deve sair facilmente, com uma leve pressão no fundo do molde.
O chocolate deve se soltar sozinho, não molhe por fora, como se estivesse desenformando gelo.
Com cuidado, retire as sobras para que a borda fique lisinha. Se estiver calor, segure o ovo com um pano limpo e úmido, que não solte fiapos. Isso evita que o ovo fique marcado com impressões digitais.
Coloque as metades dos ovos sobre papel-manteiga e deixe descansar de 10 a 24 horas antes de embrulhar.
Após o descanso, embrulhe as metades em papel-chumbo para não perderem o aroma e o sabor, recheie com os bombons de sua preferência e em seguida embrulhe com papel-celofane. Se desejar, recheie com trufas de Ovomaltine ou bombons a seu gosto..
Guarde os ovos em local arejado, seco e de temperaturas amenas. A proximidade com produtos de limpeza, perfumes, tintas e outros produtos de odor forte é totalmente contraindicada, pois transmitem o odor para o chocolate.

Tempo de preparo: 40min
Rendimento: 1 ovo de cerca de 750g