Torresmo pururuca

Torresmo pururuca

Ingredientes:

  • 2 mantas de barriga fresca (cerca de 1,5kg cada) cortadas em fatias finas de cerca de 1,5cm
  • 2 litros de óleo novo
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo:

Faça alguns riscos transversais sobre a pele do torresmo.
Em uma panela grande, leve ao fogo médio, 1 litro de óleo juntamente com o torresmo. Tampe a panela e deixe fritar, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Cerca de 25 minutos depois, quando o torresmo começar a mudar de cor, acrescente o sal. Tampe a panela e mexa ocasionalmente.
Aproximadamente 20 minutos depois, quando ele começar a estalar e ficar com umas bolhas esbranquiçadas, retire-os e coloque em um recipiente grande. Mantenha a gordura no fogo por mais 2 ou 3 minutos para que a água liberada no preparo evapore totalmente. Espere a gordura esfriar e com ela cubra o torresmo, levando à geladeira por dois dias, no mínimo.
Quando for preparar, leve ao fogo baixo, a panela com a gordura e o torresmo para aquecerem lentamente, mas não muito (cerca de 100°C).
Enquanto isso, leve ao fogo alto, outra panela com o litro de óleo restante e deixe esquentar bem (cerca de 200°C).
Quando a gordura da panela com os torresmos estiver derretida e começarem a subir umas bolhas brancas, retire os torresmos e transfira-os para a panela com o óleo fervente. Vá retirando à medida que forem ficando pururuca. Escorra em papel absorvente.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 30 porções