Ovo de Páscoa trufado

Antes de fazer, não deixe de conferir na categoria Dicas e truques, tudo o que você precisa saber para trabalhar com chocolate.
Ovo de Páscoa trufado

Ingredientes:

Ovo:
  • 450g de chocolate meio amargo
  • 100g de chocolate branco
  • moldes para ovos de 750g
  • papel-alumínio

Para o recheio de trufa:
  • 250g de chocolate ao leite picado
  • 1/4 de xícara (chá) de cacau em pó
  • 2 e 1/2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga
  • 1/2 colher (sopa) de glucose de milho
  • 1 colher (chá) de essência de amêndoa
  • 1 colher (sopa) de conhaque ou whisky (opcional)

Modo de preparo:

Trufa:
Faça a temperagem do chocolate ao leite e reserve.
Em um recipiente, leve ao banho-maria o cacau em pó, o creme de leite, a manteiga, a glucose, a essência de amêndoas e o conhaque. Acrescente essa mistura ao chocolate derretido reservado e misture bem até obter uma pasta homogênea e consistente.
Leve à geladeira por cerca de 1 hora. No momento de rechear o ovo, retire da geladeira e espere amolecer um pouco.
Separe essa massa de trufa em 2 porções. Se necessário, aperte a massa com as mãos para ficar mais maleável. Coloque sobre uma superfície limpa e lisa e abra com um rolo. Retire a massa com a ajuda de uma faca e reserve até o momento de rechear o ovo.

Ovo:
Coloque o chocolate meio amargo sobre uma tábua e pique em pedaços pequenos. Pique também o chocolate branco e reserve este último.
Faça a temperagem do chocolate meio amargo.
Segure o molde limpo na mão e coloque 3 colheres (sopa) de chocolate derretido dentro de cada buraco (o molde não deve ser untado). Com a parte de trás da colher ou com um pincel, espalhe o chocolate, do centro para fora, cobrindo toda a cavidade da forma para que fique uma camada uniforme. Se preferir, apenas gire a forma para espalhar o chocolate pelas laterais.
Escorra o excesso de chocolate da forma virando-a sobre o recipiente com o chocolate derretido.
Desvire a forma e limpe o excesso de chocolate das bordas passando uma espátula ou uma faca.
Cubra uma tábua com papel-alumínio, coloque a forma com a superfície plana voltada para baixo e leve à geladeira para resfriar por 5 minutos.
Retire a forma da geladeira e repita o procedimento acima formando mais uma camada de chocolate. Leve à geladeira para resfriar por mais 5 minutos, retire a fôrma da geladeira e coloque a pasta de trufa aberta sobre cada metade. Aperte delicadamente a massa de trufa contra a parede de chocolate, retire o excesso das bordas e limpe a superfície da forma com a espátula ou uma faca. Leve a forma novamente à geladeira.
Enquanto isso, faça a temperagem do chocolate branco. Retire o ovo trufado da geladeira, vire a forma para cima e acrescente 3 colheres (sopa) de chocolate branco derretido em cada metade. Repita o mesmo procedimento usado para fazer as camadas com o chocolate meio amargo, fazendo também 2 camadas de chocolate branco.
Após a última camada, deixe a forma na geladeira (sobre a tábua forrada com papel-alumínio) com a superfície plana virada para baixo. Espere cerca de 10 minutos, até que se formem bolhas de ar e o ovo comece a desprender da forma.
Para saber se realmente o chocolate está seco, observe o fundo do molde, ele deve estar transparente e o chocolate deve sair facilmente, com uma leve pressão no fundo do molde.
O chocolate deve se soltar sozinho, não molhe por fora, como se estivesse desenformando gelo.
Com cuidado, retire as sobras para que a borda fique lisinha. Se estiver calor, segure o ovo com um pano limpo e úmido, que não solte fiapos. Isso evita que o ovo fique marcado com impressões digitais.
Coloque as metades dos ovos sobre papel-manteiga e deixe descansar de 10 a 24 horas antes de embrulhar.
Após o descanso, embrulhe as metades em papel chumbo para não perderem o aroma e o sabor, recheie com os bombons de sua preferência e em seguida embrulhe com papel-celofane.
Guarde os ovos em local arejado, seco e de temperaturas amenas. A proximidade com produtos de limpeza, perfumes, tintas e outros produtos de odor forte é totalmente contraindicada, pois transmitem o odor para o chocolate.

Tempo de preparo: 40min
Rendimento: 1 ovo de 750g