Ovo de Páscoa recheado com trufa de maracujá

Antes de fazer, não deixe de conferir na categoria Dicas e truques, tudo o que você precisa saber para trabalhar com chocolate.
Ovo de Páscoa recheado com trufa de maracujá

Ingredientes:

Ovo:
  • 500g de chocolate ao leite
  • formas para ovo de 100g

Trufa de maracujá:
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • 2 colheres (chá) de mel
  • 500g de chocolate branco
  • 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado

Modo de preparo:

Trufa de maracujá:
Leve ao fogo brando, sem parar de mexer, o creme de leite, a manteiga e o mel. Quando ferver, tire do fogo e junte o chocolate rapidamente, mexendo até derreter por completo. Acrescente o suco de maracujá e misture até ficar uniforme. Deixe esfriar e leve gelar por 30 minutos.

Ovo:
Faça a temperagem do chocolate ao leite. Veja aqui como fazer a temperagem do chocolate.
Com o auxílio de uma colher, vá despejando o chocolate no molde (o molde não deve ser untado), espalhando com um pincel ou girando a fôrma para espalhar o chocolate pelas laterais.
Escorra o excesso de chocolate da forma virando-a sobre o recipiente com o chocolate derretido.
Desvire a forma e limpe o excesso de chocolate das bordas passando uma espátula ou uma faca.
Cubra uma tábua com papel-alumínio, coloque a forma com a superfície plana voltada para baixo e leve à geladeira para resfriar por 5 minutos.
Depois de 5 minutos, tire da geladeira e repita o processo de despejar o chocolate no molde, espalhar, escorrer o excesso, limpar as bordas e levar para resfriar por 5 minutos. Retire da geladeira e, com uma colher preencha as cavidades de todas as metades com a trufa reservada, cuidando para não atingir as bordas. Cubra com o chocolate derretido e volte para a geladeira por aproximadamente 15 minutos ou até o chocolate ficar opaco.
Para saber se realmente o chocolate está seco, observe o fundo do molde, ele deve estar transparente e o chocolate deve sair facilmente, com uma leve pressão no fundo do molde.
O chocolate deve se soltar sozinho, não molhe por fora, como se estivesse desenformando gelo.
Com cuidado, retire as sobras para que a borda fique lisinha. Se estiver calor, segure o ovo com um pano limpo e úmido, que não solte fiapos. Isso evita que o ovo fique marcado com impressões digitais.
Depois de desenformar, deixe descansar sobre papel-manteiga, de 10 a 24 horas antes de embrulhar.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 5 metades recheadas