Ovo de Páscoa branco com recheio de mousse

Antes de fazer, não deixe de conferir na categoria Dicas e truques, tudo o que você precisa saber para trabalhar com chocolate.

Ingredientes:


Ovo:

• 500g de chocolate branco
• fôrmas para ovo de 100g

Mousse:

• 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
• 4 colheres (sopa) de água
• 200g de chocolate meio amargo picado
• 1 lata de creme de leite sem soro
• 1/2 xícara (chá) de açúcar
• 2 claras

Modo de preparo:


Mousse:

Hidrate a gelatina na água e dissolva em banho-maria, conforme as instruções da embalagem.
Coloque o chocolate e o creme de leite em uma panela e leve ao banho-maria, mexendo sempre, até derreter. Retire do fogo, junte a gelatina, o açúcar e, por último as claras batidas em neve, misturando com cuidado. Deixe esfriar e leve para gelar por 30 minutos.

Ovo:

Faça a temperagem do chocolate branco. Veja aqui como fazer a temperagem do chocolate.
Com o auxílio de uma colher, vá despejando o chocolate no molde (o molde não deve ser untado), espalhando com um pincel ou girando a fôrma para espalhar o chocolate pelas laterais.
Escorra o excesso de chocolate da fôrma virando-a sobre o recipiente com o chocolate derretido.
Desvire a fôrma e limpe o excesso de chocolate das bordas passando uma espátula ou uma faca.
Cubra uma tábua com papel-alumínio, coloque a fôrma com a superfície plana voltada para baixo e leve à geladeira para resfriar por 5 minutos.
Depois de 5 minutos, tire da geladeira e repita o processo de despejar o chocolate no molde, espalhar, escorrer o excesso, limpar as bordas e levar para resfriar por 5 minutos. Retire da geladeira e, com uma colher preencha as cavidades com a mousse reservada, cuidando para não atingir a borda. Leve para gelar por 15 minutos. Retire da geladeira, cubra com o chocolate derretido e volte para a geladeira por mais 15 minutos ou até o chocolate ficar opaco.
Para saber se realmente o chocolate está seco, observe o fundo do molde, ele deve estar transparente e o chocolate deve sair facilmente, com uma leve pressão no fundo do molde.
O chocolate deve se soltar sozinho, não molhe por fora, como se estivesse desenformando gelo.
Com cuidado, retire as sobras para que a borda fique lisinha. Se estiver calor, segure o ovo com um pano limpo e úmido, que não solte fiapos. Isso evita que o ovo fique marcado com impressões digitais.
Desenforme e deixe descansar sobre papel-manteiga, de 10 a 24 horas antes de embrulhar.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 5 metades recheadas