Chocolates: Fazendo bombons

Chocolates: Fazendo bombons

Como fazer bombons com recheio cremoso:

  • Separe os moldes que vai utilizar e verifique se estão escrupulosamente limpos e secos.
  • Encha as cavidades com chocolate e dê batidinhas por baixo, eliminando as bolhas de ar. Depois incline delicadamente o molde sobre a tigela com o chocolate derretido e passe a espátula sobre a superfície para eliminar o excesso.
  • Deixe o chocolate endurecer na geladeira. Depois que estiver endurecido, acrescente o recheio deixando cerca de 2mm de espaço livre. Complete a cavidade com chocolate derretido e leve de volta à geladeira. Desenforme quando o chocolate estiver firme e opaco.

Como fazer bombons sólidos sem recheio ou com recheios sólidos:

  • Para moldar bombons sólidos que não levam recheio ou que tem ingredientes diretamente misturados com o chocolate (nozes, amêndoas ou amendoim picados), use uma espátula ou colher e encha as cavidades. Dê batidinhas por baixo para eliminar possíveis bolhas de ar.
  • Limpe a superfície com uma espátula para eliminar o excesso e dar acabamento aos bombons. Leve à geladeira até o bombom ficar firme.
  • Desenforme os bombons batendo levemente com os dedos na parte côncava do molde.
Receita caseira ensinada pelo cientista alimentar Thiago Rocha para abaixar o colesterol de forma natural. Veja a receita aqui.
Sabia que os aparelhos eletrônicos modernos produzem radiação e podemos ser prejudicados por ela? Veja aqui.

  • Para banhar bombons com recheio sólido, molde as bolinhas e passe-as no açúcar impalpável, para que fiquem bem secas. Mergulhe a bolinha delicadamente no chocolate derretido, usando o acessório apropriado (um garfo de dois dentes compridos ou uma haste com um pequeno aro na ponta, os quais se encontra facilmente em casas especializadas em festas), retire-a, elimine o excesso, e coloque-a sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.
  • Trabalhe sempre com uma bolinha de cada vez.
  • Caso seu recheio esteja pouco consistente, molde as bolinhas, coloque-as, em uma só camada, num recipiente que feche bem e deixe na geladeira por 12 horas, para que possa trabalhar sem prejudicar a aparência dos bombons.
  • Para eliminar rebarbas de qualquer dos tipos de bombom, você deve esperar até o dia seguinte e fazê-lo com todo cuidado. Depois disso, pode embrulhá-los ou acondicioná-los nas caixas apropriadas.
OBS: O açúcar impalpável é utilizado para fazer pasta americana e é facilmente encontrado nas casas especializadas em artigos para festas. Ele é mais fino que o açúcar de confeiteiro. Caso você não o encontre, pode improvisar, batendo no liquidificador 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro junto com 1 colher (sopa) de amido de milho.