Massa básica de pizza

Massa básica de pizza

Ingredientes


• 15g de fermento biológico fresco
• 1 xícara (chá) de água morna (aproximadamente)
• 1/2 colher (sopa) de açúcar
• 1 colher (café) de sal
• 1/4 xícara (chá) de óleo
• 500g de farinha de trigo especial


Modo de preparo:


Em uma tigela, misture o fermento esmigalhado, 1/2 xícara de água morna, o açúcar, o sal e o óleo e mexa rapidamente com uma colher de pau . Despeje mais ou menos 350g de farinha de trigo e amasse até todos os ingredientes ficarem incorporados.
Coloque a massa sobre uma superfície lisa e vá acrescentando a farinha e a água restantes aos poucos. Se ficar dura, coloque um pouquinho (às colheradas) de água. Se ficar grudenta, vá colocando farinha aos pouquinhos, até chegar no ponto certo em que a massa não grude nas mãos.
Sove a massa por 20 minutos com a palma das mãos, com movimentos circulares, até ela ficar macia.
Divida a massa em 2 partes e bata cada uma sobre uma superfície para retirar todo o ar. Faça bolinhas, espalhe um pouco de óleo entre as mãos, "unte" as duas bolinhas e coloque-as em uma assadeira também untada com óleo. Deixe em um lugar longe de corrente de ar (não é necessário cobrir) por uma hora ou até dobrar o volume.

Para abrir a massa no ar:

Abra um pouco uma das bolas (já crescidas) com as mãos, coloque-a em uma superfície polvilhada com farinha e vá girando e espalhando a massa com a ponta dos dedos. Vire e repita o processo.
Quando estiver com quase 18cm de diâmetro, faça uma borda com as mãos. Depois de completar a borda, coloque a massa sobre os punhos fechados e num movimento ritmado vá abrindo e fechando ligeiramente as mãos enquanto gira a massa no ar. Continue esticando a massa e girando-a com as mãos semiabertas, até ficar com 35cm de diâmetro, aproximadamente.

Para abrir a massa com o rolo:

Polvilhe farinha de trigo em uma das bolas de massa já crescida e achate-a com as mãos sobre uma superfície lisa e enfarinhada, formando um pequeno círculo. Com o rolo, vá abrindo a massa do meio para fora, girando-a de vez em quando para formar um disco uniforme. Vire a massa e continue abrindo até que o disco fique com cerca de 35cm de diâmetro. Coloque-a sobre a fôrma e faça a borda empurrando a massa com os dedos.
Faça furos na massa com um garfo para não formar bolhas ao assar.
Pré-aqueça por 15 minutos o forno na temperatura máxima (em geral 250°C), e asse a massa por 5 minutos. Retire o disco, espalhe o molho, exceto nas bordas, e volte ao forno por mais 2 minutos. Coloque o recheio e volte ao forno por 5 a 10 minutos. Repita o mesmo procedimento com a outra bola de massa crescida. Se preferir massa extra macia veja aqui.

Tempo de preparo: 40min
Rendimento: 2 unidades